Arte e Natureza no espaço urbano

Arte e Natureza no espaço urbano

sexta-feira, 28 de março de 2014

28 de março, Dia Nacional dos Centros Históricos

Celebra-se hoje - dia 28 de março - (e desde 1993) o Dia Nacional dos Centros Históricos.
Esta data evoca o nascimento de Alexandre Herculano (Lisboa, 1810 - Santarém, 1877), patrono da efeméride: escritor, historiador, jornalista, poeta e, muito especialmente, um defensor assumido e convicto do património histórico e edificado português.
Este dia deve levar-nos a refletir, muito particularmente, sobre as questões afetas às diversas intervenções projetadas e/ou concretizadas no âmbito da recuperação imobiliária, da dinamização cultural, do desenvolvimento social ou, numa perspetiva mais abrangente, sobre a necessária revitalização dos Centros Históricos dos municípios portugueses.
Assim, hoje e sempre, visitem-se os monumentos aí existentes, percorram-se as ruas mais antigas e emblemáticas das diferentes localidades e desfrute-se das atividades de "descoberta" do Património que são propostas por diversas entidades (públicas e privadas).
..."Sinta-se a História", patente em cada pedra secular, sabiamente talhada pelo saber fazer da mão humana.
Símbolo identificativo do "Património Mundial", exibido nos locais / áreas classificadas como tal pela UNESCO.
 Foto obtida no Centro Histórico do Porto (no pavimento do Terreiro da Sé).

sábado, 8 de março de 2014

Símbolos de Portugal...em saquetas de açucar

Há muitos meses que venho comentando, "aqui e acolá", "com uns e com outros", o bom gosto evidenciado e, sobretudo, o interessantíssimo contributo prestado à causa da divulgação do Património, por parte da empresa RAR Açucar.
Com efeito, durante o ano de 2013, nas várias "pausas para café" que vínhamos fazendo ao longo do dia, íamos sendo agradavelmente surpreendidos, em diferentes espaços comerciais do ramo da restauração, com a disponibilização de saquetas de açucar, produzidas pela RAR, contendo informação impressa (imagem e texto) referente àqueles que poderão ser rotulados como efetivos símbolos de Portugal, porquanto verdadeiros ícones do nosso país, sejam eles para se visitar, apreciar, experimentar, adquirir ou consumir (ou, mais objetivamente, saborear e "chorar por mais"...).
No sítio da internet da marca em causa, são apresentadas as razões que levaram a empresa a levar a cabo esta missão pertinente: prestar uma homenagem "à cultura e tradição nacional, passando em revista os mais conhecidos ícones, costumes e lendas nacionais...". Ainda segundo a empresa, esta edição especial de saquetas de açucar proporcionará "uma rápida e doce viagem no tempo, um regresso às origens, às festas populares, à família, à tradição e até à infância. Dos azulejos à filigrana, passando pelos coretos, pelo Galo de Barcelos e até mesmo pelo Zé Povinho, está quase tudo aqui.".
...Concordo, felicito a empresa pela iniciativa e deixo o apelo a que "outros" também procurem fazer algo mais pela divulgação daquilo que de melhor temos por cá.
Pela minha parte, prefiro e consumo, sempre que possível, produtos nacionais.

Deixo aqui algumas imagens da coleção de 30 saquetas dos Símbolos de Portugal.
E, já agora, estejamos atentos ao lançamento de iniciativas afins.
A coleção completa dos "Símbolos de Portugal" - 30 saquetas, 30 imagens, 30 textos
Dois exemplos de saquetas: Vinho do Porto e Espigueiro.
Aqui destacadas, porque a minha terra natal e o Minho "me dizem muito"...